#

Uma aventura por Nápoles

Foi sem duvida uma grande aventura. Tal como prometido, aqui estou eu para contar-vos tudo sobre a nossa viagem. Como foi uma semana e vários sítios, decidi dividir os posts em partes para não ser tão cansativo para vocês, como também para mim. A primeira escolha foi Nápoles, visto que foi o ponto de partida, faz todo o sentido começar por aqui. Então vamos a isto! Aterrámos em Nápoles e fomos em direção ao centro (apanhámos taxi e o valor foi de 35€). Assim que começámos a andar pelas ruas de Nápoles deparámos-nos com uma cidade muito suja, muita confusão, transito caótico, muitas motas, pessoas a conduzir motas sem capacete (inclusive crianças) como se diz: o caos.  Sentimos muita insegurança, tínhamos medo de andar com o telemóvel na mão, jogávamos ao pedra papel tesoura para saber quem é que levava o telemóvel e rezávamos para que não nos assaltassem. Não estou a exagerar, é real mesmo! Claro que há coisas boas e coisas más, mas isso é em todo o lado, certo? Visitámos muitas lugares e nunca parámos, mas sempre muito atentas e desconfiadas de tudo (risos). Existem vários pontos imperdíveis para visitar no centro e vou deixar-vos aqui alguns desses lugares e os detalhes (preços, indicações, etc). O primeiro é sem duvida a: Galleria Umberto I (na foto acima)- é uma galeria simplesmente linda! É muito parecida com a Galleria Vittorio Emanuele II em Milão. Tem algumas lojas dentro da galeria e é um espaço com muita luz e movimento. A arquitetura é fantástica e eu fiquei completamente fascinada. ...

...Via San Gregorio Armeno- A rua mais famosa do centro histórico da cidade. Há imenso movimento e  muitas lojas com coisas típicas e lembranças. Muitas pessoas, diferentes culturas, e movimento.

Piazza Plebiscito- localizada no centro, é uma das praças mais famosas de Nápoles. Uma praça muito bonita, cheia de movimento, sempre com algo a acontecer - quer seja um espetáculo de rua, um concerto ou até convívio. Muitas pessoas optam por se sentarem no chão a conviver e a desfrutar deste lugar único com uma energia incrível. Eu e a minha amiga comprámos o lanche e fomos lanchar sentadas no chão da Piazza Plebiscito e foi uma experiência simples mas única.

Sobre as melhores pizzarias (ou pizzerias, como queiram chamar) em Nápoles: Nápoles sem pizza não é Nápoles! Nós não tivemos muita sorte nas melhores pizzarias, porque ou estavam com duas ou três horas de fila de espera ou estavam fechadas. Sad but true. Posso dizer que mesmo não comendo nas pizzarias mais emblemáticas e famosas eu amei as pizzas de Nápoles! Esqueçam, é uma coisa de outro mundo! A massa, o molho, a magia, sei lá... É algo único! Então aqui vão os nomes das 5 melhores pizzarias: L'a Antica Pizzeria da Michele , Antica Pizzeria Port'Alba, Pizzaria del portico, Sorbillo, Brandi . Estas são as 5 melhores!! E digo já que o preço da pizza é só top!! Tipo entre 3€-6€!! É real! Um detalhe importante!! Não se esqueçam que ao comerem em qualquer restaurante há sempre a taxa (servizio).

Pompeia & Vesuvio-  Dois lugares imperdíveis e que conseguem conjugar os dois num só dia. Claro que não conseguem visitar Pompeia só num dia, acho que isso demorava quase quatro dias para visitarem tudo com toda a calma. Mas dá para ter uma noção do que aconteceu, da história em si e conhecer alguns pontos mais importantes de Pompeia. Aqui vai o nosso roteiro e detalhes desse dia: Acordámos cedo e fomos até à estação central de Nápoles, na praça de Garibaldi (stazione di napoli). Descendo na estação, seguimos as placas com indicação a linha de circumversuviana. O preço do bilhete é de 2.80€ e tivemos de apanhar o comboio no sentido Nápoles- Sorrendo. Descemos na paragem  Pompei Scavi Villa Misteri. Assim que chegámos reparámos que existiam imensos guias e empresas próprias para fazer a visita ao Vesúvio ou só com o transporte mas sem guia. Então apostámos no transporte que foi 20€ (ida e volta) e mais 10€ para subirmos até à cratera do vulcão. Acho que nunca andei tanto debaixo de um calor infernal e numa inclinação super acentuada. Mas valeu a pena o esforço! A vista é linda e juro que nunca me vou esquecer da imagem que tive.

Pompeia- Era uma típica cidade romana, situada a 8km do vulcão Vesúvio. No ano 79dc a cidade de Pompeia foi totalmente atingida pelo vulcão Vesúvio, e quase toda a população morreu soterrada devido ao vulcão que entrou em erupção. É arrepiante!! Mas uma experiência única. A entrada foi de 2€, pois somos jovens europeias. O ideal é assim que chegarem, pedirem um mapa e guiarem-se pelos principais pontos/áreas a visitar.

Existem outros lugares a visitar em Nápoles, assim como a Chiesa di santa Maria Assunta, a Via Benedetto Croce, o Museu Arqueologico Nacional, o Palazo Real e o centro histórico para os mais corajosos (risos). Assim termina a aventura por Nápoles. A próxima aventura que vou publicar será em Capri. Preparados/as?! Desejosa de partilhar tudo! Fiquem desse lado. xx,  A Be-atriz